Dicas de Canto

Diferença entre Registro e Ressonância

Você já ouviu falar em voz de peito, voz de cabeça ou voz mista? Não? Ou já ouviu falar, mas não sabe exatamente o que são? Então esse POST É PARA VOCÊ! Bem, usamos esses nomes para distinguir os TIPOS de REGISTROS VOCAIS que produzimos. O registro vocal nada mais é do que uma série de notas que cantamos em diferentes REGIÕES da nossa voz. Como um piano, nossa voz reproduz notas graves, médias e agudas baseada em nossa EXTENSÃO VOCAL. Existem muitas explicações sobre registros vocais por aí, mas é importante vocês saberem que REGISTRO e RESSONÂNCIA não são a mesma coisa!

As RESSONÂNCIAS, eu gosto de explicar como sendo os “EFEITOS” que damos para a voz, por exemplo, se ela será mais metálica, se será com ar, mais escura, mais clara, enfim…

Já os REGISTROS vocais estão mais relacionados à musculatura da nossa laringe e abertura e fechamento de nossas pregas vocais. A diferença do tipo de som que emitimos em cada registro se deve à mudança de atuação dos músculos de nossa laringe. Em algumas regiões, alguns músculos são mais ativos que outros e vice-versa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *