Dicas de Canto

Os Registros Vocais

Conhecer os registros de voz é super importante para compreender melhor o que é possível fazer com a sua voz! Conhecendo os diversos tipos de registro, x cantxr conseguirá adaptar os diversos estilos musicais para a sua interpretação, deixando sua performance de acordo com sua própria personalidade vocal. Bem, vamos os tipos:

1) Basal ou Fry

Esse registro é tão grave que nossa voz sai cheia de ruídos e “craquelada”.

2) Voz de Peito

A voz de peito é o registo onde ressoam os graves e médio graves. Ela é uma voz mais densa e encorpada. Nossa voz falada normalmente está situada neste registro.

3) Voz Mista (ou mix voice)

A voz mista é um registro de voz que fica entre a voz de peito e a voz de cabeça. É, geralmente, um dos registros que mais dão “dor de cabeça” no cantor, pois ele fica na região de quebra de voz, então muitas pessoas acabam perdendo o brilho, volume e controle. É importante trabalhar essa musculatura para que você consiga uma uniformidade na voz (sem quebras aparentes).

4) Voz de cabeça

É o registro usado para cantar notas agudas. Muitos associam ao falsete, mas vou tratá-los separadamente para vocês entenderem o que é o que.

5) Falsete

Muitos acreditam que o falsete é a voz de cabeça para homens, ou seja, que homens teriam falsete e mulheres voz de cabeça. Porém, estudos mostram que os músculos da laringe trabalham de formas diferentes. No falsete, não há o fechamento completo das pregas vocais, dando à voz uma característica mais “soprosa”. Portanto, ambos os sexos conseguem produzir voz de cabeça e falsete.

6) Whistle

O whistle (ou voz de apito) é o registro mais agudo da voz! Para emitir esse som, as pregas vocais se esticam de tal forma que quase se fecham, e, nesse pequeno espaço que fica entre elas, passa o ar, fazendo o som de um assobio, ou um apito. Uma das cantoras mais conhecidas por utilizar esse efeito é a Mariah Carey.

E aí, gostou? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *